terça 23 de maio de 2017 na TV por Assinatura

CANAL BRASIL
150-650
22H - Xingu
(Brasil, 2012)
Direção: Cao Hamburger
Elenco: Caio Blat (Leonardo), Felipe Camargo (Orlando), João Miguel (Claudio). Maria Flor (Marina Vilas Bôas) e Fábio Lago (Bamburra).
Sinopse (parte 1/4): No primeiro episódio, se inicia a saga dos irmãos Villas Bôas. Claudio (João Miguel), Orlando (Felipe Camargo) e Leonardo (Caio Blat), três jovens com sede de aventura, se alistam na expedição ‘Roncador-Xingu’, criada em 1944, no primeiro governo de Getúlio Vargas, para facilitar o processo de interiorização do Brasil. Por serem letrados, não são aceitos na primeira tentativa, já que os sertanejos eram o alvo do projeto. Se passando por analfabetos, infiltram-se entre os recrutados e seguem sertão adentro para ocupar a região. Depois de um tempo, se dá o primeiro contato com os indígenas, e eles descobrem uma nova civilização. Com sua liderança na expedição, aos poucos ganham a confiança dos indígenas. Se encantam com o modo de vida dos índios, mas também se espantam com o impacto que o contato com os brancos causa nas aldeias. Uma simples gripe pode se transformar em ameaça a centenas de vidas.
Sinopse (parte 2/4): A gripe assola a aldeia, e os irmãos Villas Bôas têm dificuldade em controlar a situação diante da falta de medicamentos. A epidemia mata metade dos índios. O médico Noel (Augusto Madeira) e a enfermeira Marina (Maria Flor) chegam para vacinar os índios. Enquanto Claudio (João Miguel) avança para o Norte rumo à Floresta Amazônica, Leonardo (Caio Blat) fica na aldeia com os médicos. Mais de mil quilômetros de picadas são abertas, e o governo exige a instalação de uma base militar no local. Orlando (Felipe Camargo) negocia que, em troca, os índios ganhem um parque, uma área demarcada onde sua cultura pudesse ser protegida e preservada. Em meio a essas negociações, a situação dos Villas Bôas se complica com a revelação de que Leonardo engravidou uma índia.
Sinopse (parte 3/4): A presença de Leonardo (Caio Blat) na expedição se torna insustentável. Depois de sofrer um acidente aéreo com os irmãos, que teria sido criminoso, e diante das manchetes da mídia sobre seu envolvimento com uma indígena, ele resolve se desligar. Orlando (Felipe Camargo) e Claudio (João Miguel) dão sequência ao projeto e, dois anos depois, entregam a base militar ao governo. Mas, em vez de conceder as terras prometidas aos índios, o governo começa a distribui-las a fazendeiros, conforme a fronteira agrícola avança no Mato Grosso. Diante disso, Orlando viaja ao Rio de Janeiro para conversar com os políticos e insistir na demarcação de uma área para os indígenas. Depois de 20 anos, três presidentes, 395 picadas, 16 campos de pouso e mais de 20 tribos pacificadas, os irmãos conseguem concretizar seu projeto e inaugurar o Parque Nacional do Xingu, autorizado pelo presidente Jânio Quadros. Os índios comemoram, e o momento histórico é celebrado com uma grande festa nas aldeias. Depois de tanto tempo de convivência, Claudio também acaba se envolvendo com uma índia da tribo.
Sinopse (parte 4/4): Leonardo (Caio Blat), que estava afastado do projeto e morando em São Paulo, morre precocemente. Claudio (João Miguel) e Orlando (Felipe Camargo), por sua vez, precisam enfrentar a construção da Transamazônica na região, que invadiria terras indígenas, entre elas a tribo dos Kreen, a única que ainda não tinha feito contato com os brancos. Os Villas Bôas insistem e conseguem levá-los ao Parque Nacional do Xingu. A Transamazônica é construída, e apenas os Kreen sobrevivem. Em 1971, Claudio e Orlando Villas Bôas têm sua luta reconhecida internacionalmente com a indicação ao Prêmio Nobel da Paz. E, em 1984, com apoio dos Villas Bôas, os índios assumem o controle do parque. Em 2011, o parque completa 50 anos inteiramente preservado, mas constantemente ameaçado. A luta dos irmãos Villas Bôas está longe de terminar.









Nenhum comentário: