Russell Crowe

1. His Name Is Maximus!
2. The Battle with A Retired Gladiator
3. First Battle In The Arena
4. Are You Not Entertained?
5. Maximus Leads His Men
Gladiador
(Gladiator, EUA/ Inglaterra, 2000)
Direção: Ridley Scott
Elenco
: Russell Crowe (Maximus), Joaquin Phoenix (Commodus), Richard Harris (Marcus Aurelius), Djimon Hounson (Juba), Tomas Arana (Quintus), Spencer Treat Clark (Lucius), Derek Jacobi (Gracchus), Chris Tell (Escrivão), Ralph Moeller (Víbius), Connie Nielsen (Lucilla), Oliver Reed (Proximo)
Sinopse: A cena inicial mostra a mão de Maximus (Russell Crowe) passeando pela vegetação rasteira de um campo aberto. O general Maximus serve ao imperador Marcus Aurelius (Richard Harris). O ano é 180 AC. Os romanos têm de impedir a invasão dos bárbaros germânicos. O campo de batalha é a Bavária. Corpos mutilados, decapitações e muito sangue. Ao comemorar a vitória, Maximus fica sabendo que a intenção de Marcus Aurélio, velho e ciente de sua morte eminente, pretende passar ao general o comando do Império Romano. Com essa decisão, o imperador desperta a ira de seu filho Commodus (Joaquin Phoenix) que coloca um plano cruel em execução, matando o pai para antecipar a sucessão, e mandando em segredo que o general Maximus seja executado. Maximus, consegue fugir antes de ser pego e passa a se esconder sob a identidade de um escravo e gladiador do Império Romano. Commodus ascende ao trono. Treinado por Proximus (Oliver Reed), Maximus torna-se um gladiador, travando batalhas no Coliseu, a nova forma de entretenimento dos romanos e sendo admirado por Lucilla (Connie Nielsen), a irmã de Commodus. Maximus só pensa em vingança. Bastidores: - Ganhou 5 Oscars, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Ator (Russell Crowe), Melhores Efeitos Especiais, Melhor Figurino e Melhor Som. Foi ainda indicado em outras 7 categorias: Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Joaquin Phoenix), Melhor Roteiro Original, Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Direção de Arte e Melhor Trilha Sonora.
- Ganhou 2 Globos de Ouro: Melhor Filme - Drama e Melhor Trilha Sonora, além de ter sido indicado em outras 3 categorias: Melhor Diretor, Melhor Ator - Drama (Russell Crowe) e Melhor Ator Coadjuvante (Joaquin Phoenix).
A Luta Pela Esperança
(Cinderella Man, EUA, 2005)
Direção: Ron Howard
Elenco: Russell Crowe (Jim Braddock); Renée Zellweger (Mae Braddock); Craig Bierko (Max Baer); Paul Giamatti (Joe Gould); Paddy Considine (Hank); Connor Price (Jay Braddock); Bruce McGill.
Sinopse: Jim Braddock (Russell Crowe) era considerado um prodígio do boxe, mas foi obrigado a se aposentar prematuramente devido a uma série de derrotas no ringue.
Com os Estados Unidos em meio à Grande Depressão, Jim aceita viver de bicos nas docas para poder sustentar sua esposa, Mae (Renée Zellweger), e os três filhos. Jim inscreve-se também no programa de assistência social para poder pagar suas dívidas e não ter a luz de sua casa cortada.
Jim sempre sonhou com a oportunidade de retornar ao mundo do boxe e tem sua chance quando, devido a um cancelamento de última hora, é escalado para enfrentar o 2º pugilista na disputa do título mundial. Para surpresa de todos Jim vence três lutas consecutivas, mesmo sendo bem mais magro que seus oponentes e tendo ferimentos nas mãos. Ele passa então a ganhar o apelido de "Cinderella Man" e se torna o símbolo de esperança dos desprivilegiados da época. Até que, em 1935, precisa enfrentar seu pior oponente: Max Baer (Craig Bierko), o atual campeão mundial dos pesos pesados, que já havia matado dois lutadores no ringue. Max Baer é o grande favorito (10 por 1 nas bolsas de apostas), mais jovem, forte e técnico. Braddock subiu ao ringue com 45 vitórias, 22 derrotas e 4 empates. Mas teve sorte ao surpreender Baer, que ficava mais tempo em casas noturnas do que no ginásio.
Bastidores: -Após os acntecimentos mostrados no filme, na vida real em seu próximo combate, Braddock teve a infelicidade de enfrentar Joe Louis, caindo em oito assaltos. Porém, antes de concordar em pôr o título em jogo contra o “Bombardeador Negro”, seu manager fez com que Louis aceitasse ceder 10% de suas futuras bolsas a Braddock. Para não encerrar sua carreira de maneira negativa, com derrota, após perder para Louis, Braddock fez mais uma luta apenas, uma vitória por decisão dividida sobre o competente Tommy Farr, no Madison Square Garden, e aposentou de vez as suas luvas.
-Paul Giamatti foi escolhido o melhor ator coadjuvante do ano pela Washington Area Film Critics e pela 11º Critics Choice Awards.
-Indicado aos Oscars 2006 nas categorias MELHOR ATOR COADJUVANTE (Paul Giamatti), MELHOR MONTAGEM (Mike Hill e Dan Hanley) e MELHOR MAQUIAGEM (David Leroy Anderson e Lance Anderson).

Rede de Mentiras
(Body of Lies, EUA, 2008)
Direção: Ridley Scott
Elenco: Leonardo DiCaprio, Russell Crowe, Mark Strong, Carice van Houten, Oscar Isaac, Vince Colosimo, Michael Gaston, Golshifteh Farahani, Ali Suliman, Simon McBurney, Bijan Daneshmand, Jennifer Rouse, Ali Khalil, Clara Khoury, Omar Berdouni
Sinopse: Roger Ferris (Leonardo DiCaprio) é o melhor homem que o Serviço Secreto americano tem no Oriente Médio. Seus trabalhos dependem das ordens do burocrata Ed Hoffman (Russell Crowe). Ambos estão no encalço de um terrorista, mas precisam contar com o Serviço Secreto da Jordânia para capturá-lo. Porém, oficial e subordinado usam métodos diferentes.
Adaptação do romance "Body of Lies", escrito por David Ignatius.
Notas da Crítica:
Frini Georgakopoulos, Almanaque Virtual: 4/5
Alfredo de La Mancha, Delfos: 3,5/5
Alysson Oliveira, Cineweb: 3/5
Filipe Quintans, Almanaque Virtual: 3/5
Marcelo Forlani, Omelete: 3/5
Rafael Ferraz, CineNet: 3/5
Renato Silveira, Cinematório: 6/10
Sergio Rizzo, Folha Ilustrada: 2/4
João Marcelo Mattos, Almanaque Virtual: 2/5
Mario Abbade, Almanaque Virtual: 2/5
2h50 Globo - Los Angeles, Cidade Proibida
(L. A. Confidential, EUA, 1997)
Direção: Curtis Hanson
Elenco: Kevin Spacey (Jack Vincennes), Russell Crowe (Bud White), Guy Pearce (Ed Exley), James Cromwell (Dudley Liam Smith), Kim Basinger (Lynn Bracken), Danny DeVito (Sid Hudgens), David Strathairn (Pierce Morehouse Patchett), Ron Rifkin (D.A. Ellis Loew), Paul Guilfoyle (Mickey Cohen), Paolo Seganti (Johnny Stompanato) e Graham Beckel (Dick Stensland)
Sinopse: Los Angeles, início dos anos 50. Bud White (Russell Crowe) é um detetive durão que não admite a violência contra a mulher. Certo dia, seu parceiro é expulso do Departamento de Polícia após se envolver no espancamento de alguns presos. Um dos principais responsáveis pela expulsão é Ed Exley (Guy Pearce), um policial extremamente inteligente, capaz de delatar os companheiros de profissão apenas 'para o bem da verdade' - uma promoção, na realidade. E temos, ainda, Jack Vincennes (Kevin Spacey), um sargento pedante sempre em busca de auto-promoção, o que o leva a participar de prisões 'armadas' pelo repórter Sid Hudgens (Danny DeVito) com muita manchete e divulgação. E, por fim, temos o Capitão Dudley Smith (James Cromwell), um homem preocupado com a corporação policial e bastante zeloso - até demais - no combate ao crime.
A partir destes cinco personagens complexos, o filme vai se desenrolando e tornando-se cada vez mais denso quando ocorre um massacre em um bar, culminando na morte de 6 pessoas - inclusive o ex-parceiro de Bud White. As investigações deste crime irão acabar cruzando o caminho destes personagens, levando a uma trama de conspiração e corrupção policial, que atinge até os mais altos escalões, que estão ligados a um esquema de prostitutas de luxo, no qual cada uma delas personifica uma estrela de cinema.
Tudo o que o espectador vê na tela importa para o desenrolar da história. E como.
Bastidores: Ganhou os Oscars de Melhor Atriz Coadjuvante (Kim Basinger) e Melhor Roteiro Adaptado (Brian Helgeland e Curtis Hanson, baseado em livro de James Ellroy). Foi ainda indicado em outras 7 categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor (Curtis Hanson), Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Som e Melhor Edição.










Nenhum comentário: