sexta 13 de janeiro de 2017

SESSÃO DA TARDE
15h14 Globo - As Crônicas de Nárnia - Príncipe Caspian

Retrospectiva da série:
As Crônicas de Nárnia – O Leão, A Feiticeira e o Guarda Roupa
(The Chronicles Of Narnia, EUA/ Inglaterra, 2005)
Direção: Andrew Adamson
Elenco: Tilda Swinton (Feiticeira Branca); James Cosmo (Papai Noel); Rupert Everett (Voz: Raposa); Dawn French (Voz: Sra. Castor); Ray Winstone (Voz: Sr. Castor); James McAvoy (Sr. Tumnus); Jim Broadbent (Professor Kirke); Georgie Henley (Lucy); Skandar Keynes (Edmund); Anna Popplewell (Susan); William Moseley (Peter)
Estréia nos cinemas: 09/12/2005
Sinopse: O longa começa durante a II Guerra Mundial com a força aérea nazista bombardeando Londres. Durante o ataque, milhares de crianças são deslocadas para cidades menores, entre elas os irmãos Peter, Lucy, Edmund e Susan Pevensie, que vão para a propriedade rural do misterioso professor Digory Kirke.
Na casa onde ficam refugiados, eles brincam de esconde-esconde e descobrem um imenso guarda-roupa, que os leva para o fantástico mundo de Nárnia.
Em Nárnia os meninos se envolvem na boa e velha luta entre o bem e o mal. Do lado do bem , o leão Aslan. O mal é personificado por Jadis, a Feiticeira Branca que condena Nárnia a um eterno inverno.
Nárnia é habitada por marmotas, raposas falantes e seres mitológicos como faunos, centauros, gigantes, ciclopes e o minotauro."-Desculpe, não quero bancar o intrometido, mas você é uma Filha de Eva?Ou estou enganado?
-Meu nome é Lúcia.
-Mas você é, desculpe, o que chamam de menina?
-Claro que sou uma menina.
-Então é de fato humana?
-Evidente que sou humana!
-É claro, é claro. Que besteira a minha. Mas eu nunca tinha visto um Filho de Adão ou uma Filha de Eva. Estou encantado. Meu nome é Tumnus.
-Muito prazer, Sr. Tumnus.
-Posso perguntar, Lúcia, filha de Eva, como veio parar aqui em Nárnia?
-Nárnia?Que é isso?
-Aqui é a terra de Nárnia: tudo que está entre o lampião e o grande castelo de Cair Paravel, nos mares orientais. Você veio dos bosques do Ocidente?
-Eu entrei pelo guarda-roupa da sala vazia.
-Ah! Se eu tivesse estudado mais geografia quando era um faunozinho saberia alguma coisa sobre esses países estrangeiros. Agora é tarde.
-Mas não são países coisa nenhuma. É logo ali atrás, acho... Não tenho certeza. Lá é verão.
-Mas em Nárnia é sempre inverno, e há muito tempo. Aliás, vamos apanhar um resfriado se ficarmos aqui coinversando debaixo da neve. Filha de Eva das terras longínquas de Sala Vazia, onde reina o eterno verão da Bela cidade de Guarda-Roupa, que tal se a gente tomasse uma xícara de chá?""Pedro leu o seguinte:
O antigo inquilino deste prédio, o fauno Tumnus, está preso, aguardando julgamento, acusado de crime de alta traição contra Sua Majestade Imperial Jadis, Rainha de Nárnia, Castelã de Cair Paravel, Imperatriz das Ilhas Solitárias, etc. É acusado outrossim de auxílio aos inimigos da supracitada Majestade, abrigando espiões e confraternizando-se com humanos.
Ass:MAUGRIM, Comandante-chefe da Polícia Secreta
VIVA A RAINHA!""-Aqui estou, Majestade.
-Como se atreve a vir sozinho? Não dei ordem para que trouxesse seus irmãos?
-Perdão, Majestade. Fiz o que pude. Eles estão aqui perto...na casinha que fica sobre o dique, no rio, onde vive o casal de castores.
-É tudo quanto tem a dizer?
-Não,Majestade.-respondeu Edmundo, apressando-se em contar tudo o que ouvira na casa dos castores.
-O quê?! Aslam! Aslam! Será possível? Se descubro que é mentira sua...
-Perdão. Estou só repetindo o que ouvi.
Mas a rainha já deixara de preocupar-se com ele e batia palmas. E logo apareceu o anão que antes a acompanhava na floresta.
-Prepare o trenó. E tire os guizos dos arreios.
-Majestade, não poderia dar-me um pouquinho de manjar turco? A senhora... a senhora disse...
-Silêncio, debilóide humano!""-Seja bem-vindo, Pedro, Filho de Adão. bem vindas, Susana e Lúcia, filhas de Eva. Bem vindos, Sr. e Sra. Castor.
A voz, profunda e generosa, teve o efeito de um calmante. Ficaram alegres e animados, não mais perturbados por estarem ali sem dizer uma palavra.
-Mas por onde anda o quarto humano?
-Quiz traí-los e aderiu à Feiticeira Branca, Aslam. - respondeu o Sr. Castor.
Num impulso, Pedro disse:
-Em parte, foi culpa minha, Aslam. Fiquei zangado com ele...
Aslam nada disse; ficou simplesmente olhando para Pedro com seus olhos enormes.
-Por favor...Aslam-disse Lúcia., nào podemos fazer algo para salvar Edmundo ?
-Faremos o que for preciso. Mas pode ser mais difícil do que você pensa."
Bastidores: -Foi escolhida a Melhor Direção de Arte do ano pela Washington Area Film Critics.
-Escolhido o melhor filme-família de 2005 pela 11º Critics Choice Awards
-Vencedor do Oscar 2006 na categoria MELHOR MAQUIAGEM (Howard Berger e Tami Lane). Indicado também nas categorias MELHOR MIXAGEM DE SOM (Terry Porter, Dean A. Zupancic e Tony Johnson) e MELHORES EFEITOS VISUAIS (Dean Wright, Bill Westenhofer, Jim Berney e Scott Farrar).

AS CRÔNICAS DE NÁRNIA: O PRÍNCIPE CASPIAN
(The Chronicles of Narnia: Prince Caspian, EUA, 2008)
Direção: Andrew Adamson
Elenco: Georgie Henley (Lucy Pevensie), Skandar Keynes (Edmund Pevensie), William Moseley (Peter Pevensie), Anna Popplewell (Susan Pevensie), Ben Barnes (Príncipe Caspian), Liam Neeson (voz de Aslam), Tilda Swinton (Feiticeira Branca).
Sinopse: Mil e trezentos anos se passaram desde que os quatro irmãos ingleses Pevensie - Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia - reinaram num período de prosperidade e harmonia entre as diferentes "etnias" que compunham Nárnia: os anões, os animais falantes, os faunos, os minotauros, os centauros e as árvores. Depois de todo esse tempo, muita coisa aconteceu e uma delas foi a chegada dos telmarinos, uma raça de homens guerreiros, ambiciosos e intolerantes com outros povos, que logo tomaram o poder e destruíram todas as espécies que encontravam, fazendo com que a "Velha Nárnia" passasse a ser tratada como uma terra que nunca existiu, um conjunto de lendas e mitos inventados.
O rei de Nárnia era o cruel Miraz, tio do jovem príncipe Caspian. Quando Miraz recebeu a notícia do nascimento de seu primeiro filho, logo mandou matar Caspian para garantir a sucessão do trono para seu herdeiro direto.
Mas Caspian conseguiu fugir, com a ajuda de seu tutor, um descendente de anões que se integrou aos telmarinos.
Antes de se despedir de seu tutor, Caspian recebeu dele uma trompa que havia pertencido no passado à rainha Susana. Quando tocada, a trompa abriria uma ruptura em outra dimensão em busca de ajuda para seu portador.
Pedro, Edmundo, Susana e Lúcia estavam na plataforma da estação ferroviária esperando pela chegada do trem que os levaria para a escola depois do período de férias quando Lúcia sentiu um beliscão, depois Pedro pensou que Edmundo o estivesse puxando, aí perceberam uma grande ventania e quando se deram por conta, a estação havia sumido: eles estavam de volta à Nárnia.

Notas da Crítica:
Carlos Eduardo Corrales, Delfos: 4,5/5
Bruno Saito, Guia da Folha: 3/4
Sergio Rizzo, Folha Ilustrada: 3/4
Laís Cattasini, Cinema com Rapadura: 7/10
Silvio Pilau, Cineplayers: 7/10Marcelo Forlani, Omelete: 3/5
Pablo Villaça, Cinema em Cena: 3/5
Rodrigo Zavala, Cineweb: 3/5
Christian Petermann, Guia da Folha: 2/4
Marina Person, Guia da Folha: 2/4
Suzana Amaral, Guia da Folha: 2/4
Rodrigo Carreiro, Cine Reporter: 2/5

Miguel Barbieri Jr., Veja SP: 1/5




AS CRÔNICAS DE NARNIA: A VIAGEM DO PEREGRINO DA ALVORADA
(The Chronicles of Narnia: The Voyage of the Dawn Treader, EUA, 2010)
Direção: Michael Apted
Elenco: Ben Barnes (Rei Caspian), Skandar Keynes (Edmund Pevensie), Georgie Henley (Lucy Pevensie), Will Poulter (Eustáquio Clarêncio Mísero), Bill Nighy (voz de Reepicheep)
Sinopse: A Viagem do Peregrino da Alvorada relata a história do regresso de Edmundo e Lúcia Pevensie, agora acompanhados por seu primo Eustáquio Mísero, à Nárnia.
Um ano se passou para os Pevensies desde que eles voltaram à Londres depois de sua última estadia em Nárnia (Príncipe Caspian), mas três anos se passaram para a terra de criaturas falantes. Agora, a bordo do navio Peregrino da Alvorada, Lúcia, Edmundo e Eustáquio ajudarão Caspian X a navegar pelo Mar Oriental em busca dos sete fidalgos banidos de Nárnia por Miraz.

Nenhum comentário: