Saneamento Básico – O Filme




(Brasil, 2007)
Direção: Jorge Furtado
Elenco: Fernanda Torres (Marina), Wagner Moura (Joaquim), Camila Pitanga (Silene), Bruno Garcia (Fabrício), Lázaro Ramos (Zico), Janaína Kremer (Marcela), Tonico Pereira (Antônio), Paulo José (Otaviano), Sérgio Lulkin, Marcelo Aquino, Zéu Brito, Lúcio Mauro Filho, Margarida Leoni Peixoto, Irene Brietzke, Sandra Possani, Felipe de Paula, Milene Zardo.
Sinopse: Incomodados com o mau cheiro local e com a higiene e saúde da população, um grupo de moradores de Linha Cristal, uma pequena vila de descendentes de colonos italianos localizada na serra gaúcha, reúnem-se em Assembléia para tomar providências a respeito da construção de uma fossa para o tratamento do esgoto.
Eles elegem uma comissão, que é responsável por fazer o pedido junto às autoridades. A vendedora de móveis Marina Margueira Figueiredo e seu marido Joaquim, ajudante de marcenaria, são os escolhidos por levar até a subprefeitura o projeto da construção de uma fossa atrás do moinho, com o orçamento em R$ 8 mil preparado pelo empreiteiro Antônio.
Marcela, a secretária da prefeitura, reconhece a necessidade da obra, mas informa que não terá verba para realizá-la até o final do ano.
Entretanto, a prefeitura dispõe de uma verba de quase R$ 10 mil para a produção de um vídeo. Este dinheiro foi dado pelo governo federal através de um projeto cultural para cidades de até 20 mil habitantes e, se não for usado, seria devolvido em breve aos cofres de Brasília.
Surge então a idéia de usar a quantia para realizar a obra e rodar um vídeo ecológico-educativo sobre a construção de uma fossa, que teria o apoio da prefeitura.
Porém a retirada da quantia depende da apresentação de um roteiro de dez páginas e de um projeto do vídeo, além de haver a exigência que ele seja de "ficção". Com alguma dificuldade e com a ajuda de um dicionário, Marina e Joaquim tentem chegar à conclusão do que é "ficção" (tem que se passar no futuro? tem que ter monstros? tem que ter coisas que não existem?) e com um pouco de imaginação criam a história de um monstro que acorda de um sono profundo por causa do barulho das obras da construção de uma fossa de esgoto.
Estréia nos Cinemas: 20 de julho de 2007


Nenhum comentário: