A Costureira e o Cangaceiro

Na pequena Taquaritinga do Norte, Emília e Luzia aprendem desde cedo o ofício da tia, a melhor costureira da região. Em meio a moldes, fazendas, linhas e agulhas, as moças vão tecendo caminhos inesperadamente opostos. Luzia, para proteger a família, é incorporada a um bando de temíveis cangaceiros capitaneados por Carcará e vai viver com eles no sertão. Emília encontra no casamento a sua passagem para a tão sonhada vida na capital, o Recife. Sertão e cidade desafiam as irmãs a se transformarem, mas o laço que as une não se abala com as mudanças, e elas farão de tudo para tentar proteger uma à outra.

Escrito originalmente em inglês pela recifense Frances de Pontes Peebles, que mora nos EUA desde criança, o livro "A Costureira e o Cangaceiro" foi publicado em 2008 pela Nova Fronteira e está esgotado nas livrarias.

A adaptação cinematográfica está nas mãos do diretor Breno Silveira e da roteirista Patrícia Andrade. Os dois já trabalharam em parcerias nos filmes "2 Filhos de Francisco", "Gonzaga - de Pai para Filho" e "À Beira do Caminho". No elenco estão Marjorie Estiano (Emília), Nanda Costa (Luzia),  Júlio Machado (Carcará) e Letícia Colin.






Gonzaga: De Pai Para Filho
Luiz Gonzaga - Luar do Sertão
Gonzaga – De Pai para Filho
(Brasil, 2012)
Direção: Breno Silveira
Elenco: Chambinho do Acordeon (Luiz Gonzaga dos 25 aos 50), Julio Andrade (Gonzaguinha dos 35 aos 40), Adélio Lima (Luiz Gonzaga (aos 70), Nanda Costa (Odaleia), Land Vieira (Luiz Gonzaga dos 17 aos 23), Giancarlo di Tomazzio (Gonzaguinha dos 17 aos 22), Alison Santos (Gonzaguinha dos 10 aos 12), Silvia Buarque (Dina), Luciano Quirino (Xavier), Claudio Jaborandy (Januario), Domingos Montagner (Coronel Raimundo)
Sinopse: O longa retrata a relação entre o sanfoneiro de enorme apelo popular Luiz Gonzaga, o "rei do Baião" (1912-1989) e seu filho, o cantor e compositor Gonzaguinha (1945-1991).
Gonzagão é o filho de um consertador de sanfonas que após ser jurado de morte por se apaixonar pela filha de um coronel foge de casa em Exu e se alista no Exército em Fortaleza, tornando-se corneteiro oficial da tropa.
Após passar 10 anos no exército, Gonzagão resolve tentar a vida como sanfoneiro no Rio de Janeiro dos anos 40, época na qual a cidade era capital do Brasil. Não obtém sucesso tocando os ritmos "da cidade grande", mas quando resolve investir nos ritmos nordestinos, torna-se um fenômeno com sucessos como "Qui Nem Jiló", "Asa Branca", "Assum Preto", compostos em parceria com o letrista Humberto Teixeira.
Instalado no Rio, Gonzagão conhece Odaléia, dançarina e cantora de cabaré. Nasce Gonzaguinha, mas quando Odaléia tem tuberculose e morre, o menino fica aos cuidados de amigos, enquanto Luiz Gonzaga viaja pelo país para ganhar a vida com sua música.
Criado no Morro de São Carlos, Gonzaguinha tenta reencontrar-se com seu pai quando completa 12 anos e topa com a rejeição de sua madrasta, Helena.
Anos depois, Helena vai ao camarim de um show de Gonzaguinha para pedir-lhe ajuda, pois o pai está passando por dificuldades. Do reencontro inicialmente áspero entre pai e filho surge uma tentativa de diálogo, que evolui para uma espécie de entrevista e termina em reconciliação.
Estreou no dia 26 de outubro de 2012 em 76 salas.
Luiz Gonzaga - Qui Nem Jiló
Luiz Gonzaga - Assum Preto

Luiz Gonzaga - Riacho do Navio



Era uma Vez...
(Brasil, 2008)
Direção: Breno Silveira
Elenco
: Thiago Martins (Dé), Vitória Frate (Nina) , Rocco Pitanga, Paulo César Grande
Sinopse: O filme transporta para o Rio de Janeiro atual a clássica história de Romeu e Julieta. Desta vez, o romance aparentemente impossível entre dois jovens enfrenta os limites do asfalto e da favela. O amor entre um garoto pobre do Morro do Cantagalo, Dé, e uma menina de família rica de Ipanema, Nina. Eles se conhecem no democrático espaço da praia de Ipanema e se apaixonam, mas suas diferenças logo começam a virar empecilho para o amor dos dois.
Do mesmo diretor de 2 FILHOS DE FRANCISCO.

Nenhum comentário: