quinta 4 de setembro de 2014

CORUJÃO I
1h55
ESCRITORES DA LIBERDADE
Título Original: Freedom Writers
Nacionalidade: Americana
Ano de Produção: 2007
Diretor: Richard Lagravenese
Elenco: Hilary Swank, Patrick Dempsey, Scott Glenn, Imelda Staunton, April L Hernandez, Kristin Herrera

Uma jovem professora chega à uma escola de um bairro pobre, que está corrompida pela agressividade e violência. Os alunos se mostram rebeldes e sem vontade de aprender, e há entre eles uma constante tensão racial. Para fazer com que estes jovens aprendam e também falem mais de suas vidas complicadas, a professora Gruwell experimenta métodos diferentes de ensino. Aos poucos, os alunos vão retomando a confiança em si mesmos, aceitando mais o conhecimento, e reconhecendo valores como a tolerância e o respeito ao próximo. Drama. Cor.

SESSÃO DA TARDE
14h55
VOLCANO: A FÚRIA
Titulo Original : Volcano
Nacionalidade : Americana
Ano de Produção : 1997
Diretor : Mick Jackson
Elenco : Tommy Lee Jones, Anne Heche, Don Cheadle, Gaby Hoffmann, Keith David, John Corbe

A cidade de Los Angeles está ameaçada por um fenômeno cataclísmico. Um orifício na crosta terrestre colocou um vulcão em atividade e um derramamento de lava se alastra pelas ruas movimentadas da cidade. Aventura. Cor.

SUPER TELA
23h30 Record - O Plano Perfeito
(Inside Man, EUA, 2006)
Policial/ Suspense - 129 min.
Direção: Spike Lee.
Roteiro
de Russell Gewirtz. Produção de Brian Grazer para a Universal Pictures / Imagine Entertainment / 40 Acres & a Mule Filmworks. Música de Terence Blanchard. Elenco: Denzel Washington (Keith Frazier), Clive Owen (Dalton Russell), Jodie Foster (Madeleine White), Christopher Plummer (Arthur Case) , Chiwetel Ejiofor (Bill Mitchell), Peter Gerety, Peter Frechette, Jason Manuel Olazabal (Sgt. Hernàndez), Darryl Mitchell, Ashlie Atkinson (Burke), Willem Dafoe (Capitão John Darius).
Sinopse: O filme começa com um primeiro plano de Dalton Russell, o líder da quadrilha que assaltou o banco, cenário principal do filme, contra o fundo daquilo que parece ser a cela de uma prisão. Ele pede que prestemos atenção ao que ele diz, pois ele "escolhe as palavras com cuidado e não se repete". Dalton diz que o "quem" da história é ele mesmo; o "onde" pode ser descrito como uma cela de prisão, mas explica que é diferente "estar preso num espaço e estar aprisionado"; o "o quê" e o "onde" são uma série recente de eventos para um roubo de banco perfeito; o "porquê", além da óbvia motivação financeira, é "porque ele pode". Assim, só resta saber "como" isso foi feito, que é "onde está o problema".
Nova York. Quatro pessoas saem de um furgão com o logotipo de uma empresa denominada "Pintura Perfeita" com macacões, máscaras, capuz, luvas e óculos escuros e passam pela entrada do movimentado Banco Manhattan Trust, filial número 32 de uma renomada instituição financeira internacional com sede em Wall Street. Em poucos segundos, os ladrões disfarçados de pintores conseguem desligar as câmeras do circuito fechado do banco, e então colocam o lugar num cerco cirurgicamente planejado, e em torno de 50 pessoas, entre clientes e funcionários, tornam-se reféns de um roubo hermético. Os reféns têm seus celulares, relógios e roupas confiscadas e são obrigados a vestir uniformes iguais aos dos ladrões. Eles são divididos em três grupos e colocados em pequenos escritórios do banco e de tempos em tempos alguns reféns são trocados de sala. Num quarto grupo, com vigilância maior, ficam os reféns que criaram algum problema de insubordinação. Entre os reféns há um menino de 8 anos e 3/4 que tem um videogame ultra-violento, um sikh que não gosta de ser confundido com árabe, um senhor de idade com problemas cardíacos, uma senhora que se recusa a tirar a roupa e um oriental que paquerava uma italiana exuberante, na fila do banco.
Negociadores de reféns do Departamento de Polícia de Nova York, os detetives Keith Frazier (substituto do detetive titular Grossam, que está de férias), que está sendo investigado por um escândalo de corrupção, e Bill Mitchell são enviados para a cena do crime com ordens de fazer contato com o líder dos bandidos, Dalton Russell, e garantir a segurança e libertação dos reféns. Trabalhando junto com o capitão John Darius, da Unidade de Serviços de Emergência, todos esperam que a situação se resolva pacífica e prontamente. Mas as coisas não se sucedem como o planejado.
Dalton Russell se mostra um oponente inesperadamente esperto, calmo e totalmente no controle de um plano meticuloso para desorientar e confundir reféns e autoridades.Pede dois ônibus com tanque cheio e um avião para a fuga e comida para os reféns. Lá fora, repórtes, bombeiros, policiais e uma multidão de nova-iorquinos vai se tornando tensa, com os superiores de Frazier começando a questionar a competência dele em se manter no comando da situação. Os ladrões, que chamam uns aos outros por nomes como Stevie, Stevie-O e Steven, parecem estar sempre um passo à frente da polícia, vencendo Frazier e Darius a cada movimento com pistas falsas, detectando a escuta dos tiras e grampeando as conversas deles. Enquanto isso, o diretor-presidente do banco assaltado, Arthur Case, decide contratar os serviços de uma influente e misteriosa mulher, Madeline White, a fim de garantir que o conteúdo de uma gaveta-cofre particular (a de número 392) não seja descoberto. Ela intercede junto ao prefeito e consegue entrar no banco para uma negociação particular de dez minutos cara-a-cara com Dalton Russell que revela um pouco da história de Arthur Case, que tem em sua biografia ligações perigosas com o nazismo na época da Segunda Guerra. As coisas se encaminham para um desfecho quando os ladrões dão um tiro a sangue frio e em frente às câmeras num suposto refém e a polícia decide entrar no banco disparando balas de borracha.
Inside Man estreou em São Paulo no dia 24 de Março de 2006.
Lançamento em DVD: 30 de agosto de 2006.
Notas da Crítica:
12 NOTAS 10
Ana Paul, Multiply: 4/4
Cid Nader, Cinequanon: 5/5
Francis Vigner, Cinequanon: 5/5
Guilherme Martins, Paisà: 5/5
Inácio Araujo, Folha Ilustrada: 4/4
João Leiva Filho, Guia da Folha: 4/4
João Lopes, Premiere: 5/5
José Vieira Mendes, Premiere: 5/5
Kleber Mendonça Filho, Cinemascopio: 4/4
Pedro Butcher, Guia da Folha: 4/4
Rodrigo Carreiro, Cine Reporter: 5/5
Suzana Amaral, Guia da Folha: 4/4
2 NOTAS 9
Celso Sabadin, Cineclick: 9/10
Marcelo Forlani, Omelete: 9/10
2 NOTAS 8,5
Odair Braz Jr., Herói: 8,5/10
Roberto Pujol, SET: 8,5/10
25 NOTAS 8
A. Pascoalinho, Premiere: 4/5
Alexandre C. dos Santos, Paisà: 4/5
Alexandre Koball, Cineplayers: 8/10
Alysson Oliveira, Cinequanon: 4/5
Cesar Zamberlan, Cinequanon: 4/5
Cléber Eduardo, Paisà: 4/5
Edgar Olimpio de Souza, Boca a Boca: 4/5
Elie Politi, Cinequanon: 4/5
Érico Fucks, Cinequanon: 4/5
Fábio Yamaji, Cinequanon: 4/5
Luis Salvado, Premiere: 4/5
Marcelo Hessel, Cinequanon: 4/5
Maria Cândida, rede Record: 8/10
Miguel Somsen, Premiere: 4/5
Neusa Barbosa, Cineweb: 4/5
Pablo Villaça, Cinema Em Cena: 4/5
Paulo Santos Lima, Paisà: 4/5
Roberto Sadoivski, SET: 8/10
Rui Pedro Tendinha, Premiere: 4/5
Sérgio Alpendre, Paisà: 4/5
Sérgio D. Branco, Premiere: 4/5
Sérgio Nunes, Cinequanon: 4/5
Tatiane Crescêncio, Cineplayers: 8/10
Tiago Pimentel, Premiere: 4/5
Vitor Moura, Premiere: 4/5
2 NOTAS 7,5
Sérgio Dávila, Guia da Folha: 3/4
Sérgio Rizzo, Guia da Folha: 3/4
5 NOTAS 7
Airton Minoru Shinto, Shintocine: 7/10
Ary Monteiro Jr., Cineplayers: 7/10
Leonardo Heffer, Cinema Com Rapadura: 7/10
Luis Antonio Giron, Época: 7/10
Raphael Santos, Cinema Com Rapadura: 7/10
1 NOTA 6,66
Leonardo Maia, Jornal do Brasil: 2/3
8 NOTAS 6
Claudio Szynkier, Paisà: 3/5
Daniel Pilog, Pliog: 6/10
Ederson Nunes, Sobrecarga: 3/5
Edson Barros, Cinepop: 3/5
Maria do Carmo Piçara, Premiere: 3/5
Miguel Barbieri Jr., VEJA SP: 3/5
Nuno Gonçalves, Mulholland-Drive: 3/5
Rui Brazuna, Premiere: 3/5
2 NOTAS 5
Christian Petermann, Guia da Folha: 2/4
Silvio Pilau, Cineplayers: 5/10
3 NOTAS 4
Leonardo Mecchi, Cinequanon: 2/5
Luis Carlos Merten, O Estado de São Paulo: 4/10
Fernando Watanabe, Cinequanon: 2/5
ÍNDICE NC: 7,64 (62)

Um comentário:

Anônimo disse...

O FILME QUE PASSOU NO CORUJÃO FOI:'DIÁRIOS DE MOTOCICLETA' COM O ATOR GAEL GARCIA.