Caramuru - A Invenção do Brasil


(Brasil, 2001)
Direção: Guel Arraes
Elenco: Selton Mello, Camila Pitanga, Débora Secco, Tonico Pereira, Débora Bloch, Diogo Vilela
Sinopse: O talentoso pintor português Diogo Álvares (Selton Mello) é contratado pelo cartógrafo do rei Dom Jaime (Pedro Paulo Rangel) e encarregado de ilustrar os mapas que seriam usados por Pedro Álvares Cabral. A francesa Isabelle (Débora Bloch), que vive na corte à procura de ouro, poder e bons relacionamentos, rouba-lhe o mapa da viagem, por conta disso, Diogo Álvares é deportado nas inúmeras caravelas que saem à procura do Novo Mundo. A caravela na qual viajava naufraga, mas Diogo consegue chegar até o Brasil. O infortúnio seria transformado em sorte, ao conhecer e apaixonar-se pela índia Paraguaçu (Camila Pitanga), e mais tarde, também pela sua irmã Moema (Deborah Secco).
A história do naufrágio, logo tornaria-se conhecida como a lenda do Caramuru, o primeiro rei do Brasil.
O romance triplo tem fim quando Diogo é convidado a regressar à França, onde seria “condecorado” rei. Apaixonada, Paraguaçu o segue na viagem e inicia uma nova vida na França, tentado acostumar-se à cultura europeia.
O filme traz os primeiros impactos entre os colonizadores e os indígenas em terras brasileiras, além dos interesses dos portugueses no Novo Mundo. A mistura de culturas e o estranhamento frente ao outro, presente nesse momento, também são representados neste filme.


Nenhum comentário: