QUINTA 24.10.13

CINE RECORD ESPECIAL
23h30 Record - Queime Depois de Ler
(Burn After Reading, EUA, 2008)
Direção: Ethan Coen, Joel Coen
Elenco: Brad Pitt (Chad Feldheimer), George Clooney (Harry Pfarrer), John Malkovich (Osbourne Cox), Frances McDormand (Linda Litzke), Tilda Swinton (Katie Cox)
Sinopse: Osbourne "Ozzie" Cox, inconformado com o que considera ser "politicagem dos burocratas" da CIA, demite-se da função de agente de espionagem e resolve dedicar-se a escrever um livro de memórias, gravando suas revelações bombásticas no seu computador.
Ozzie é casado com a médica Katie Cox, que está insatisfeita com o marido e tem buscado ajuda de advogados para preparar-se para o divórcio. Aconselhada por esses advogados, ela passa a vasculhar o computador do marido e grava um CD recheado de informações mais ou menos sigilosas (mais pra menos do que pra mais).
Harry Pfarrer é um policial paranóico, que anda sempre armado e vigilante. Para ele, sempre tem alguém o perseguindo (e de fato tem). Harry é casado com a escritora de livros infantis Sandy Pfarrer. Os Pfarrers frequentam a casa dos Cox, apesar de Sandy achar Katie uma "vaca fria e egocêntrica", que é a mesma opinião que Katie tem de Sandy.
Katie Cox é uma das amantes de Harry Pfaffer, um assíduo frequentador de um site de namoros pela internet.
O mesmo site é frequentado por Linda Litzke, que trabalha na Academia de ginástica "Hardbodies Fitness Center" e que para se "reinventar" resolve consultar um médico que recomenda 4 procedimentos cirúrgicos: lipoaspiração, renoplastia, cirurgia plástica e aumento dos seios. O problema é que o plano de saúde de Linda não está muito propenso a bancar esses procedimentos.
A "Hardbodies Fitness Center" é frequentada por executivos, advogados e jovens senhoras. Chad Feldheimer, um personal trainner, fica entusiasmado quando Manolo, outro funcionário da Academia, encontra no chão de um dos vestiários um CD contendo informações mais ou menos valiosas (mais pra menos do que pra mais) e decide bancar o bom samaritano devolvendo o CD ao seu dono...em troca de uma boa recompensa.
Notas da Crítica:
Fernanda Teixeira, Almanaque Virtual: 5/5
Daniel Oliveira, Pílula Pop: 80/100
Filipe Quintans, Almanaque Virtual: 4/5
Marcelo Hessel, Omelete: 4/5

Mario Abbade, Almanaque Virtual: 4/5
Rodrigo Carreiro, Cine Reporter: 4/5

Pedro Butcher, Folha Ilustrada: 3/4
Geo Euzebio, Cineplayers: 7/10

Alysson Oliveira, Cineweb: 3/5
Andy Malafaya, Cineplayers: 6/10

Carlos Eduardo Corrales, Delfos: 3/5
Frini Georgakopoulos, Almanaque Virtual: 3/5
Rodrigo Fonseca, Almanaque Virtual: 3/5



SESSÃO DE GALA
2h15 Globo - Onde os Fracos não tem Vez
(No Country for Old Men, EUA, 2007)
Direção: Ethan Coen, Joel Coen
Roteiro de Joel Coen, Ethan Coen e Cormac McCarthy. Elenco: Tommy Lee Jones, Javier Bardem, Josh Brolin, Woody Harrelson, Kelly Macdonald, Garret Dillahunt, Tess Harper, Barry Corbin, Stephen Root, Rodger Boyce, Beth Grant, Ana Reeder, Kit Gwin, Zach Hopkins, Chip Love.
Sinopse: Após enforcar um policial na delegacia em que estava preso, Anton Chigurh rouba uma viatura da polícia e segue rumo a uma cidadezinha no deserto do Novo México onde tem um encontro marcado com uns chefões do tráfico de drogas. Soldador aposentado e veterano da Guerra do Vietnã, o texano Llewelyn Moss passava seu tempo caçando animais silvestres no deserto do Novo México quando avistou, com seu binóculo, um cão ferido e um rastro de sangue que o deixou intrigado.
Ao seguir o rastro Moss avistou uma cena chocante numa planície adiante: cinco caminhonetes abandonadas no deserto rodeadas por vários cadáveres humanos sendo consumidos por insetos.
Havia um sobrevivente dentro de uma das caminhonetes, um mexicano assustado que pediu água para Moss. As evidências levaram Moss a acreditar que naquele local ocorrera uma negociação de traficantes de drogas que terminou mal, mas ele desconfiava que mais alguém devia ter saído do local vivo.
Foi então que Moss avistou com seu binóculo um corpo sob a sombra de uma árvore alguns metros adiante. Moss esperou algum tempo para saber se o tal corpo era de alguém vivo ou de mais um cadáver e como o corpo não se mexeu, resolveu aproximar-se. Era mais um cadáver. Ao lado do corpo sob a árvore Moss encontrou uma maleta e dentro dela vários maços de notas de cem dólares em pacotes de US$ 10.000,00 cada. Uma fortuna. Llewelyn Moss foi para casa com a maleta cheia de dólares, mas não contou nada do que aconteceu para sua esposa Carla Jean.
De madrugada, porém, Moss levantou-se e resolveu voltar para a planície "ensanguentada" com o objetivo de levar água para o mexicano amedrontado. Porém, ao chegar ao local, Moss é descoberto pelos traficantes que passam a persegui-lo e colocam ninguém menos que Anton Chigurh para recuperar a maleta de dólares. Moss passaria a viver como fugitivo, passando de um hotel para outro, e tentaria dar alguma segurança para sua esposa, que também passou a correr riscos.
O que ninguém sabe é que Anton é um psicopata muito mais louco do que se podia imaginar, andando sempre com sua arma de ar comprimido, um silenciador de disparos e movido por "princípios" assustadores.
Bastidores: Vencedor dos Oscars de Melhor Filme, Melhor Diretor - Joel Coen e Ethan Coen, Melhor Ator Coadjuvante - Javier Bardem e Melhor Roteiro Adaptado. Indicado também nas categorias Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Som e Melhor Edição de Som


Nenhum comentário: