Casa de Areia


(Brasil, 2005)
Direção: Andrucha Waddington
Roteiro
de Elena Soárez, baseado em argumento de Elena Soárez, Luiz Carlos Barreto e Andrucha Waddington. Elenco: Fernanda Montenegro (D. Maria / Áurea - 1942 a 1969 / Maria - 1969), Fernanda Torres (Áurea - 1910 a 1919 / Maria - 1969), Ruy Guerra (Vasco de Sá), Seu Jorge (Massu - 1910 a 1919), Luiz Melodia (Massu - 1942), Enrique Diaz (Luiz - 1919), Stênio Garcia (Luiz - 1942), Emiliano Queiroz (Chico do Sal), João Acaiabe (Pai de Massu), Camilla Facundes (Maria - 1919), Haroldo Costa (Capataz), Jorge Mautner (Cientista), Nélson Jacobina (Cientista) .
Sinopse: Maranhão, 1910.
O português Vasco (Ruy Guerra) leva sua esposa grávida Áurea (Fernanda Torres) e a mãe dela, Dona Maria (Fernanda Montenegro), em busca de um sonho: viver em terras prósperas, recentemente compradas por ele.
O sonho se transforma em pesadelo quando, após uma longa e cansativa viagem junto a uma caravana de homens e jumentos, o trio descobre que as terras estão em um lugar totalmente inóspito, rodeado de areia por todos os lados e sem nenhum indício de civilização por perto, exceto por um quilombo de escravos que querem expulsá-los de lá.
Áurea quer retornar ao lugar de onde vieram, mas Vasco insiste em ficar e constrói uma casa de madeira para que lá possam viver. Após serem abandonados pelos demais integrantes da caravana, amedrontados, um acidente mata Vasco e deixa Áurea e Dona Maria completamente sozinhas. Elas partem em busca de ajuda e terminam por encontrar Massu (Seu Jorge), um homem que nunca deixou o local. Massu passa a ajudá-las, levando comida e sal para que Áurea e Dona Maria possam sobreviver na casa recém-construída.
Apesar da estabilidade, Áurea deseja deixar o local de qualquer maneira, procurando até a ajuda de uma expedição de cientistas que vieram observar um eclipse próximo ao local.
Bastidores: Ganhou 3 prêmios no Grande Prêmio Cinema Brasil, nas categorias de Melhor Figurino, Melhor Maquiagem e Melhor Direção de Arte. Recebeu ainda outras 9 indicações, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz (Fernanda Montenegro e Fernanda Torres), Melhor Ator Coadjuvante (Emiliano Queiroz), Melhor Roteiro Original, Melhor Edição, Melhor Fotografia e Melhor Som.

Nenhum comentário: