QUARTA 21.11.12

SESSÃO DA TARDE
15h50 Globo - O Homem Bicentenário
(Bicentennial Man, EUA, 1999)
Direção: Chris Columbus
Roteiro: Nicholas Kazan, baseado num conto de Isaac Asimov. Elenco: Robin Williams (Andrew), Sam Neill (Sir), Embeth Davidtz (Little Miss/Portia), Wendy Crewson (Ma'am), Oliver Platt (Rupert Burns), Hallie Kate Eisenberg (Little Miss, 7 anos), Kiersten Warren (Galatea)
Sinopse: Em 2005, uma família americana compra um novo utensílio doméstico: o robô chamado Andrew (Robin Williams), para realizar tarefas domésticas simples. Entretanto, aos poucos o robô vai aprensentando traços característicos do ser humano, como curiosidade, inteligência e personalidade própria. É o início da saga de Andrew em busca de liberdade e de se tornar, na medida do possível, humano.
Bastidores: - Recebeu uma indicação ao Oscar, de Melhor Maquiagem.
- Recebeu uma indicação ao Framboesa de Ouro, de Pior Ator (Robin Williams).

MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA NA CULTURA
22h TV Cultura - Teza
(Etiópia, 2008)
Direção: Haile Gerima
Elenco
: Aaron Arefe, AbeyeTedla, Takelech Beyene, Teje Tesfahun, Nebiyu Baye, Mengistu Zelalem
Sinopse: O intelectual Anberber retorna ao seu país de origem durante o regime marxista repressor de Haile Mariam Mengistu e sente-se deslocado e impotente diante da desintegração da humanidade e dos valores sociais de seu povo. Anberber passou vários anos na Alemanha estudando Medicina e volta para a Etiópia apenas para encontrar o país de sua juventude em guerra. Seu sonho de usar o que aprendeu para melhorar a saúde dos etíopes é esmagado pela junta militar que usa os cientistas para seus próprios objetivos políticos. Mesmo buscando o conforto de sua casa no campo, Anberber não consegue fugir da violência. A solidão que as memórias de sua juventude trazem é rapidamente substituída pela competição entre os militares e as facções rebeldes. Ele precisa decidir se resiste à tensão ou se tenta refazer sua vida com os fragmentos que estão à sua volta.

Nenhum comentário: