Zuzu Angel


Zuzu Angel
(Brasil, 2006)
Direção: Sérgio Rezende
Elenco: Patrícia Pillar (Zuzu Angel), Daniel de Oliveira (Stuart Angel), Luana Piovani (Elke Maravilha), Leandra Leal (Sônia Jones, esposa de Stuart), Alexandre Borges (Fraga, advogado influente), Ângela Vieira (Lúcia), Ângela Leal (Elaine), Flávio Bauraqui (Mota), Paulo Betti (Lamarca), Nélson Dantas (Sapateiro), Regiane Alves (Hildegard Angel), Fernanda de Freitas (Ana Angel), Caio Junqueira (Alberto), Aramis Trindade (Tenente), Antônio Pitanga (Policial), Elke Maravilha (Cantora do cabaré), Ivan Cândido (Capelão), Othon Bastos (Brigadeiro)
Estréia:04/08/2006
Sinopse: Zuleika Angel Jones, ou Zuzu Angel, nasceu em Curvelo-MG em 5 de junho de 1921 e mudou-se ainda menina para Belo Horizonte, onde casou-se com o americano Norman Angel Jones, com quem teve três filhos: Stuart, Hildegard e Ana. Divorciou-se de Norman e passou a dedicar-se à carreira de costureira e depois tornou-se estilista de moda.
Em 1971, quando estava no auge de sua carreira como estilista, fazendo grande sucesso em desfiles em Nova York com roupas de cores, temas e tecidos inspiração nacional, e tendo Elke Maravilha como uma de suas modelos, Zuzu preocupava-se com o financiamento de sua nova coleção de roupas quando recebeu um telefonema dizendo que um tal "Paulo" havia sido preso. Inicialmente Zuzu acha que é um trote, mas depois lembra que “Paulo” é o codinome de Stuart, seu filho.
Stuart “Tuti” Angel Jones, codinome “Paulo”, era um militante político socialista desde a época dos movimentos estudantis, fazia parte do Movimento Revolucionário 8 de Outubro, o MR-8, sendo contra a ditadura vigente, contra os “porcos imperialistas” e contra as “injustiças do mundo”, sendo próximo do capitão e guerrilheiro Carlos Lamarca. Stuart estava casado com Sônia, também ligada aos movimentos revolucionários e que saiu do país para fugir da repressão.
A partir do telefonema que avisava da prisão de “Paulo”, Zuzu Angel inicia uma incansável peregrinação para saber do paradeiro de seu filho, indo ao exército, à marinha e à aeronáutica, estabelecendo contatos com a Anistia Internacional e até com informantes que trabalharam para o regime militar.
Zuzu descobre que Stuart foi seqüestrado, torturado e assassinado por agentes do Centro de Informações da Aeronáutica ao recusar-se a informar o paradeiro do capitão Carlos Lamarca, sendo dado como desaparecido político.
A partir desta descoberta, Zuzu muda o estilo de suas roupas, que passam a incorporar um tom de protesto e denúncia contra a ditadura militar, com cores mais fortes e estampas de gaiolas, prisões, jaulas e mordaças.
Zuzu incomodou tanto o regime militar que acabou morta em um acidente de carro, em 1976. Duas décadas depois, uma investigação tardia do Congresso Nacional concluiu que a morte de Zuzu tinha sido provocada intencionalmente por sujeitos ligados às Forças Armadas.
Notas da Crítica:
Andreisa Caminha, Cinema com Rapadura: 8/10
Diego Benevides, Cinema com Rapadura: 8/10
José Antonio Mansur, Sobrecarga: 4/5
Alessandro Giannini, SET: 7,5/10
Suzana Amaral, Guia da Folha: 3/4
Amanda Pontes, Cinema com Rapadura: 7/10
Alfredo Sternhein, SET: 7/10
Felipe Cruz, Cineplayers: 7/10
Airton Shinto, Shintocine: 6,5/10
Alex Xavier, Guia do Estadão: 6,5/10
Christian Petermann, Guia da Folha: 6,5/10
Edson Barros, Cinepop: 3/5
Miguel Barbieri Jr., VEJA SP: 3/5
Neusa Barbosa, Cineweb: 3/5
Cesar Zamberlan, Cinequanon: 3/5
Miguel Barbieri Jr., VEJA SP: 3/5
Pablo Villaça, Cinema em Cena: 3/5
Rodrigo Carreiro, Cine Reporter: 3/5
Jbeto, Cinedobeto: 3/5
Inácio Araujo, Guia da Folha: 2/4
Kleber Mendonça Filho, Cinemascopio: 2/4
Marina Person, Guia da Folha: 2/4
Sérgio Rizzo, Folha Ilustrada: 2/4
Marcelo Hessel, Cinequanon: 2/5
Alysson Oliveira, Cinequanon: 2/5
Leonardo Mecchi, Cinequanon: 2/5
Érico Fuks, Cinequanon: 2/5
Chico Fireman, Filmes do Chico: 2/5
Andy Malafaya, Cineplayers: 3,5/10
Naief Haddad, Guia da Folha: 1/4
Pedro Butcher, Guia da Folha: 1/4
Francis Vogner dos Reis, Paisà: 1/5
Cid Nader, Cinequanon: 1/5
Carlos Dunham, Sobrecarga: 1/5
Amir Labaki, Guia da Folha: 0/5
ÍNDICE NC: 5,12 (35)

Nenhum comentário: