SABADO 14.07.12

CORUJÃO I
2h55 Globo - Suspeito Zero(Suspect Zero, EUA, 2004)
Direção: E Elias Merhige
Elenco:
Aaron Eckhart, Ben Kingsley, Carrie-Anne Moss, Harry J Lennix, Kevin Chamberlin, Julian Reyes
Sinopse: Como punição por arruinar uma prisão, que redundou na libertação de um notório criminoso, Thomas (Aaron Eckhart) - agente do FBI - foi transferido para uma área em Albuquerque, no novo México. No entanto, ele tem a oportunidade de se redimir quando é chamado para investigar o estranho assassinato de um caixeiro-viajante em que a única pista deixada pelo assassino é o desenho de um círculo atravessado por uma linha.

CORUJÃO II
4h30 Globo - O Segredo do Lago Ness
(The Secret of Loch Ness, Alemanha/Austria, 2008)
Direção: Michael Rowitz
Elenco: Lukas Schust, Hans Werner Meyer, Lisa Martinek, Thomas Fritsch, Karl Merkatz, Serge Falck, Dorkas Kiefer
Sinopse: Um garoto embarca em uma jornada cheia de aventuras no mundo secreto de Loch Ness para descobrir a verdade sobre seu falecido pai.

CINE BELAS ARTES23h15 SBT - Cartas de Iwo Jima(Letters from Iwo Jima, EUA/Japão, 2006)
Direção: Clint Eastwood
Roteiro
de Iris Yamashita, baseado em livro de Tadamichi Kuribayashi e em estória de Iris Yamashita e Paul Haggis. Elenco: Ken Watanabe (General Tadamichi Kuribayashi), Kazunari Ninomiya (Saigo), Shido Nakamura (Tenente Ito), Tsuyoshi Ihara (Barão Nishi), Ryo Kase (Shimizu), Yuki Matsuzaki (Nozaki), Hiroshi Watanabe (Tenente Fujita), Takumi Bando (Capitão Tanida).
Estréia: 16/02/2007.
Sinopse:2005, Iwo Jima. Um grupo de exploradores japoneses descobre enterrado no chão de um túnel escavado há décadas um saco contendo algumas relíquias da Segunda Guerra Mundial.
1944, Iwo Jima. A ilha, situada no Oceano Pacífico a 1200 quilômetros ao sul de Tóquio era considerada um ponto militar estratégico para os norte-americanos, que pretendiam utilizá-la para servir como local de aterrissagem e de reabastecimento para os seus bombardeiros. Para os japoneses Iwo Jima representava o último sopro de resistência das suas linhas de defesa contra a iminente invasão dos norte-americanos ao Japão.
O tenente-general do exército imperial japonês Tadamichi Kuribayashi desembarca na ilha com seu fiel auxiliar, o tenente Fujita, e em sua primeira visita de inspeção muda algumas prioridades estratégicas, transferindo as tropas que até então concentravam-se em cavar trincheiras nas areias das praias de Iwo Jima para o Monte Suribachi, onde manda os soldados cavarem túneis subterrâneos e cavernas de onde os japoneses ofereceriam resistência às tropas americanas que estão a caminho.
O estilo renovador de Kuribayashi, que critica a disciplina improdutiva aplicada pelo seu primeiro escalão e tenta injetar algum ânimo aos subordinados logo causa divisões. Alguns membros da cúpula acusam-no de ser um burocrata encrenqueiro ou de ser simpatizante dos interesses dos norte-americanos, porque Kuribayashi viveu durante dois anos num centro militar em Washington. Viver na América fez com que o general tivesse idéia do poderio tecnológico dos inimigos, e a construção da fortaleza subterrânea era sob sua ótica a forma mais eficaz de combater este poderio, que não podia ser menosprezado. Além disso, soldados pálidos, abatidos, com fome e morrendo de disenteria por causa da água contaminada da ilha não era exatamente o ideal das forças armadas que honrariam o Império do Sol Nascente.
Outro militar que chega à Iwo Jima é o tenente-coronel Nishi, medalhista em equitação nas Olimpíadas de 1932 em Los Angeles, amigo pessoal de Kuribayashi, que trouxe notícias pouco animadoras sobre a situação militar do Japão, que acabava de perder uma base em Mariana, outra ilha do Pacífico.
Enquanto isso o padeiro Saigo fazia o possível na tentativa de cumprir a promessa de "voltar para casa", feita para sua filha ainda na barriga de sua esposa Hanako, depois de receber a notificação de sua convocação para ir à guerra.
O militar Shimizu chega à ilha como combatente depois de fazer parte da Kempeitai (a polícia política japonesa) por insubordinação e causa um certo desconforto com sua presença (estaria ele espionando os demais soldados?)
19 de fevereiro de 1945. As forças americanas começam a desembarcar na ilha. No discurso pré-combate, Kuribayashi ordenou às suas tropas que "ninguém deve morrer sem matar 10 soldados inimigos. Estarei à frente de vocês! Vida longa ao Imperador! Banzai!"
Kuribayashi enfrentaria grande dificuldade para comandar suas tropas na batalha, devido à insubordinações, falta de suprimentos e munição, falta de apoio das bases de apoio e o apego ao conceito de honra ligado ao harakiri samurai (suicídio como forma de recuperar a honra perdida).
Bastidores:-Indicado ao Oscar 2007 de Melhor Filme (produção de Clint Eastwood, Steven Spielberg e Robert Lorenz para a DreamWorks Pictures/Warner Bros. Pictures), Melhor Direção (Clint Eastwood), Melhor Edição de Som (Alan Robert Murray) e Melhor Roteiro Original (de Iris Yamashita, com história de Iris Yamashita & Paul Haggis)
-Escolhido o Melhor Filme de 2006 pela National Board of Review e pela Crítica de Los Angeles.

CLUBE DO FILME
23h15 TV Cultura - A Primeira Página
(The Front Page, EUA, 1974)
Direção: Billy Wilder
Elenco: Jack Lemmon, Walter Matthau, Susan Sarandon, Vincent Gardenia
Sinopse: Nos anos 30, Hildy Johnson (Jack Lemmon) é o principal repórter de um jornal de Chicago mas, cansado da vida estressante causada pela profissão, está determinado em deixar o emprego e se casar com Peggy Grant (Susan Sarandon). Entretanto, o ardiloso editor de Hildy, Walter Burns (Walter Matthau), tem outros planos, pois não quer perder Johnson e, na véspera de Earl Williams (Austin Pendleton) ir para a forca em virtude de uma condenação no mínimo controvertida, Burns tenta convencer que Johnson fique um pouco mais para escrever a história. Mas o que estava para acontecer nem Johnson ou Burns poderiam imaginar.
Remake de The Front Page (1931, Lewis Milestone) e de His Girl Friday (1940, Howard Hawks)

3 comentários:

O seu mundo de download gratuito disse...

E ai,
Parabéns pelo blog!
Sempre que preciso ver um filmes que estão/vão passar, venho aqui dar uma olhada...
(:

Lobo Atroz disse...

Cartas de Iwo Jima, acho que vale muito a pena ver.

Vinícius disse...

O filme do Lucas - Um Intruso no Formigueiro foi cancelado...