DOMINGO 04.12.11

CINEMA NA MADRUGADA
1h30 Band - A Prova
(Proof, EUA, 2005) [HD]
Drama - 99 min.
Direção: John Madden.
Roteiro de David Auburn e Rebecca Miller, baseado em peça teatral de David Auburn. Produzido por John Hart, Robert Kessel, Alison Owen e Jeff Sharp para a Miramax Films / Endgame Entertainment / Hart-Sharp Entertainment .Elenco: Anthony Hopkins (Robert); Gwyneth Paltrow (Catherine); Jake Gyllenhaal (Hal); Hope Davis (Claire); Gary Houston (Prof. Jay Barrow); Anne Wittman (Joann).
Sinopse: Robert é um intelectual brilhante em sua área, a Matemática, responsável por descobertas impresssionantes e revolucionárias, especialmente em Teoria dos Jogos, Geometria Algébrica e Equações Diferenciais. Quando tinha 26/27 anos, porém, começou a apresentar sintomas de instabilidade mental que foram se agravando até que, aos 63 anos, Robert faleceu de aneurisma cerebral.
Nos cinco últimos anos de sua vida, Robert apresentava sinais de esclerose de tempos em tempos, e passava os dias lendo e escrvendo compulsivamente. Sua filha Catherine, que cursava Matemática na Universidade de Northwestern, abandonou o curso para cuidar pessoalmente do pai, em Chicago.
Catherine estava completando 27 anos e temia ter herdado do pai a instabilidade mental. Na noite de seu aniversário, que também é a véspera do enterro do pai, ela estava "quase" sozinha em sua casa quando começou uma tempestade. Na verdade, o "quase" é porque além de receber a visita de certo "fantasma", Cateherine estava acompanhada por Harold Dobbs, um ex-aluno orientado por Robert, que vasculha os 103 cadernos de anotações deixados pelo professor, à procura de um lampejo remanescente de genialidade, de algum trabalho matemático importante feito em seus últimos anos de vida.
Harold também é baterista numa banda universitária de rock e está há muito tempo interessado em Catherine.
No dia do enterro de Robert, a outra filha dele, Claire, chega a Chicago vinda de Nova York. Ela, que esteve ausente nos momentos mais críticos da saúde mental do pai, e que defendia que ele deveria ter sido internado numa clínica especializada, mostra-se preocupada em ajudar Catherine, levando-a a morar em Nova York com ela e o noivo Mitch. Para isso, Catherine, que está insegura quanto à sua vocação, deveria abandonar temporariamente sua carreira acadêmica.
Catherine guarda numa gaveta um caderno de anotações com uma demonstração que é uma prova importante para um Teorema sobre os Números Primos. Anos atrás Robert apresentou a ela o problema ue estava tentando solucionar e a partir daí foram escritas mais de 40 páginas de intenso desenvolvimento do "maquinário intelectual", como diria o professor.
Ao saber da existência deste caderno, Harold passa a investigar a validade e a autoria daquela prova.
Estreou nos cinemas no dia 4 de agosto de 2006. Lançamento em DVD: 14 de novembro de 2006.
Exibição Anterior: Band 09.10.10 Cine Clube
Notas da Crítica:
1 NOTA 9
Celso Sabadin, Cineclick: 9/10

2 NOTAS 8
Alysson Oliveira, Cineweb: 4/5
Silvio Pilau, Cineplayers: 8/10

2 NOTAS 7,5
Pablo Villaça, Cinema Em Cena: 7,5/10
Paulo Roberto Selbach Junior, Baú de Filmes: 7,5/10

9 NOTAS 7
Alessandro Giannini, SET: 7/10
Carlos Vinícius, Cineplayers: 7/10
Demetrius Caesar, Cineplayers: 7/10
Emilio Franco Jr., Cineplayers: 7/10
Marcelo Forlani, Omelete: 7/10
Maria Cândida, rede Record: 7/10
Miguel Barbieri Jr., VEJA SP: 7/10
Luiz Carlos Merten, O Estado de São Paulo: 7/10
Régis Trigo, Cineplayers: 7/10

4 NOTAS 6
Carlos Dunham, Sobrecarga: 3/5
João Marcelo F. Matos, Almanaque Virtual: 3/5
José Antonio Mansur, Sobrecarga: 3/5
Sérgio Rizzo, Folha de São Paulo: 6/10

1 NOTA 5,5
Andy Malafaya, Cineplayers: 5,5/10

1 NOTA 5
Luiz Antonio Giron, Época: 5/10

1 NOTA 4
Jbeto, Cinedobeto: 2/5

1 NOTA 2
Tobey, The Bridge: 1/5

ÍNDICE NC: 6,61 (22)
CORUJÃO
3h30 Globo - O Profissional
(The Professional, França/EUA, 1994)
Direção: Luc Besson
Elenco: Gary Oldman, Natalie Portman, Danny Aiello, Peter Appel, Willie One Blood, Jean Reno
Sinopse: Léon (Jean Reno) é um assassino profissional que reside em um condomínio de classe média em Nova York. Depois que assassinos a mando de policial corrupto exterminam os moradores do apartamento ao lado, que eram traficantes, ele se vê na missão de assumir a custódia da órfã Mathilda, uma garota de 12 anos (Natalie Portman), que agora só pensa em vingar a morte de seu irmão mais novo. Após muita insistência, Léon ensina a pequena Mathilda alguns truques mortais de seu trabalho e ajuda-a encontrar o psicótico agente que matou sua família.
Exibição Anterior: Globo 23.10.08 Intercine após vencer Piquenique 11.03.10 Intercine após vencer Seis Graus de Separação (Six Degrees of Separation, EUA, 1993)

2 comentários:

Tonton disse...

Curioso! Em Central do Brasil os dois protagonistas são Josué e Dora. Em A Vida É Bela a professora também chama-se Dora e seu filho Giosué.

Só agora que percebi isso. kkkkkkkk

Chocante !

Anônimo disse...

Que sacanagem a BLOBO passar um filme super idiota no Domingo Maior, e deixar o ótimo "O Profissional" para a madrugada!