SEXTA 14.10.11

SESSÃO DA TARDE
15h55 Globo - Resgate Abaixo de Zero
(Eight Below, EUA, 2005) Exibição em HD
Direção: Frank Marshall.
Elenco: Paul Walker, Bruce Greenwood, Jason Biggs, Panou.
Estréia: 28/04/2006
Sinopse: Da região mais inóspita, selvagem e fria do planeta – e inspirada em uma surpreendente história real – vem a emocionante história de ação e aventura, de cachorros e homens, de amizade e lealdade e do comovente espírito de tenacidade e esperança que deflagraram uma das mais incríveis histórias de sobrevivência de todos os tempos. Tendo como pano de fundo a gelada e tempestuosa Antártica, Resgate Abaixo de Zero (Eight Below) acompanha oito surpreendentes heróis em apuros no fim do mundo e o homem que seria capaz de fazer de tudo para trazer seus verdadeiros amigos de volta para casa. O inclemente inverno da Antártica está apenas começando quando uma intrépida equipe de exploradores e cientistas em uma missão de pesquisa – o guia de sobrevivência Jerry Shepard (Paul Walker), seu melhor amigo e cartógrafo Cooper (Jason Biggs) e o ríspido geólogo Davis (Bruce Greenwood) – escapam por pouco de um acidente fatal graças à inabalável equipe de oito habilidosos cães de trenó. Forçados a deixar o local, os homens são forçados a abandonar os adorados cães na região congelada – com a promessa de retornar. Mas quando a tempestade do século se aproxima, impossibilitando todo e qualquer tipo de resgate, os cães ficam presos. Agora, enquanto os corajosos e inteligentes cães – incluindo Maya, a nobre líder da matilha; o rebelde e inquieto Shorty; e Max, o jovem trainee em ascensão – lutam para sobreviver ao inverno mais rigoroso do planeta, o inconsolável Jerry está determinado a organizar uma missão para um resgate aparentemente impossível, auxiliado pela bela e aventureira piloto especializada em baixa altitude Katie (Moon Bloodgood). Unidos apenas por firmes laços de amizade, tanto humanos como cães empreendem uma notável jornada de resistência, perseverança e determinação para se reencontrarem nessa espetacular, porém perigosa, região.
Bastidores: Em Portugal o filme chama-se Antárctida: da Sobrevivência ao Resgate.
Exibições Anteriores: Globo 19.07.10 02.03 11 Sessão da Tarde
Notas da Crítica:
Roberto Sadovski, SET: 7,5/10
Alexandre Koball, Cineplayers: 7/10
Tatiane Crescêncio, Cineplayers: 7/10
Suzana Uchôa Itiberê, SET: 7/10
Leonardo Heffer, Cinema Com Rapadura: 7/10

Ulisses Mattos, Jornal do Brasil: 2/3
Carlos Dunham, Sobrecarga: 2/5
Miguel Barbieri Jr., VEJA SP: 2/5
Rodrigo Zavala, Cineweb: 1/5
ÍNDICE NC: 5,80/9
MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA NA CULTURA
22h TV Cultura - O Escafandro e a Borboleta
(Le Scaphandre et le Papillon, França/ EUA, 2007)
Direção: Julian Schnabel
Roteiro
: Ronald Harwood, baseado em livro de Jean-Dominique Bauby
Elenco: Mathieu Amalric (Jean-Dominique Bauby), Emmanuelle Seigner (Céline Desmoulins), Marie-Josée Croze (Henriette Durand), Anne Consigny (Claude), Patrick Chesnais (Dr. Lepage), Niels Arestrup (Roussin), Olatz Lopez Garmendia (Marie Lopez), Jean-Pierre Cassel (Lucien / Vendeur Lourdes), Marina Hands (Joséphine), Max von Sydow (Papinou), Isaach De Bankolé (Laurent), Emma de Caunes (Imperatriz Eugénie), Jean-Philippe Écoffrey (Dr. Mercier), Nicolas Le Riche (Nijinski), Lenny Kravitz (Lenny Kravitz), Michael Wincott (Michael Wincott) .
Sinopse: 1995. Num quarto do Hospital Naval em Berck-sur-Mer, no litoral da Normandia, acorda de um sono profundo de 20 dias Jean-Dominique Bauby.
"Jean-Do" 42 anos, era editor da revista Elle, ambicioso, talentoso, culto, galanteador e um apaixonado pela vida. Subitamente, sofreu um acidente vascular cerebral que "desligou" a conexão entre o seu cérebro e a sua espinha dorsal e o deixou paralisado da cabeça aos pés. Seu caso é um exemplo raro e inexplicável da "Síndrome de Locked-in": Bauby ainda está lúcido, consegue ouvir e entender tudo o que se passa à sua volta, mas o único movimento que lhe resta no corpo é o do olho esquerdo.
Pai de três crianças, "Jean-Do" não suporta a idéia de não poder mais abraçar Theóphile, Céleste e Hortensie, nem de ver todos seus projetos (entre eles o de escrever uma versão moderna de O Conde de Monte Cristo) interrompidos abruptamente, mas tenta superar a dor emocional entregando-se à rotina de fisioterapia -hidroginástica -fonoaudiologia -ortofonia.
Bauby se recusa a aceitar seu destino. Aprende a se comunicar piscando inicialmente para dizer "sim" (uma piscadela) ou "não" (duas piscadelas) e depois aprende a escolher as letras do alfabeto com piscadelas, e a formar palavras, frases, parágrafos e consegue finalizar um livro onde cria um mundo próprio, fruto de reflexões numa solidão profunda e de memórias e sentimentos de alguém que se recusa, apesar de todas as circunstâncias, a levar uma vida vegetativa.
TOP CINE
22h20 Band - O Dia da Desttruição
(Locusts – Day of Destruction, EUA, 2005) - feito para a TV
Direção: David Jackson.
Elenco: Lucy Lawless, John Heard, Dylan Neal, Greg Alan Williams, Mike Farrel, Natalia Nogulich, Mike Gomez, Esperanza Catubig.
Sinopse: Em um centro de Pesquisa do Departamento de Agricultura de Virginia, a subsecretaria Maddy Rierdon descobre que o pesquisador Peter Axelrod desenvolveu no laboratório o C-12, um supergafanhoto, cruzamento do gafanhoto australiano com o gafanhoto do deserto, que resiste aos pesticidas e além disso se reproduz mais facilmente. Temendo a enorme destruição que estes insetos podem causar caso se libertem, Maddy ordena que eles sejam destruídos. Porem, um dos encarregados em queimar os gafanhotos rouba alguns e, por um descuido, deixa que uns escapem. Os restantes são mandados para outra parte do país, mas estes também fogem em razão de um acidente de carro. Logo estes gafanhotos híbridos vão dar origem a dois enormes enxames, que destroem tudo e todos pelo caminho, fazendo com que o exercito pense em tomar medidas extremas.
Exibições Anteriores: Band 03.02.11 14.04.11 Top Cine

Nenhum comentário: